Conheça Frantz Fanon, pensador fundamental para compreender o racismo no mundo atual.
14/2, terça-feira
Às 20 horas
Cadastre-se e garanta agora o seu convite para a aula on-line no dia 14/2 às 20h.
Frantz Fanon foi um dos pioneiros nas reflexões sobre os efeitos do racismo na subjetividade dos negros. Ao tratar do ser negro como algo relacional - “eu sou em relação ao branco” -, Fanon foi capaz de dimensionar o abismo entre as diferentes experiências de existir com esse tipo de marcador de diferença.
Racismo deixou de ser apenas uma manifestação de “preconceito”, uma palavra já de certa forma esvaziada. É uma questão de não reconhecer humanidade e as potencialidades associadas a ela - liberdade, igualdade, acesso a meios de busca e alcance de felicidad Fanon, dimensões de desejo, esperança e rejeição passaram a fazer parte das discussões sobre raça - desejo e esperança de participar igualmente dos horizontes de vida disponíveis no mundo e superar a rejeição da convivência e de uma existência digna.
A cor da pele como elemento de identidade e determinante nas experiências de vida nunca foi uma questão para pessoas brancas. No entanto, ter noção de todos estes elementos é um algo indispensável não apenas para posturas antirracistas, mas também para qualquer pessoa que se importe com o assunto e queira ampliar e aprofundar a compreensão de perspectivas diferentes sobre um mundo mais justo e uma vida digna.
Douglas Rodrigues Barros é doutor em ética e filosofia política, mestre em estética e filosofia da arte e graduado em filosofia – toda a trajetória acadêmica realizada na Unifesp. Editor e conselheiro editorial do LavraPalavra, é autor de Hegel e o sentido do político (LavraPalavra, 2022), Racismo (Fibra/Brasil, 2020) e Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafísica racial (Hedra, 2019). Militante do movimento negro, foi coordenador político da Uneafro.
Cadastre-se e garanta agora o seu convite para a aula on-line no dia 14/2 às 20h.
A Casa do Saber nasceu em 2004 e já contou com mais de 2 milhões de alunos. O espaço se transformou em uma plataforma de aulas on-line, mas o propósito continua a ser o conhecimento acessível, de qualidade e transformador.