Nem todo desejo precisa ser recalcado ou virar sintoma. Para a psicanálise, há outra possibilidade: a sublimação. Neste artigo, você vai entender o que é sublimação segundo Freud, como ela redireciona a energia da pulsão para atividades culturalmente valorizadas e por que esse conceito é tão importante para pensar a arte, a infância, o trabalho e até o mal-estar na civilização.
O artigo abordará os seguintes tópicos:

O que é sublimação na psicanálise?
Para a psicanálise, a sublimação é definida como o trabalho de redirecionamento dos nossos impulsos sexuais para fins não sexuais. Segundo Freud (1915/1996), ela é um dos destinos possíveis para a pulsão, fazendo com que toda a sua intensidade seja desviada para propósitos altamente valorizados por nossa cultura. Dentre tais propósitos destacam-se as expressões artísticas e o trabalho intelectual.
O significado de sublimação em Freud
Ao longo destes anos de experiência como professor, pude constatar que a sublimação é um dos conceitos freudianos que mais gera discussão em sala de aula. E isto não apenas pela importância e beleza do conceito, mas também por algumas de suas várias imprecisões teóricas.
Sabe-se que entre os anos de 1914 e 1917, Freud escreveu uma série de artigos importantíssimos, um dos quais foi exclusivamente dedicado à sublimação. No entanto, não se sabe exatamente o porquê, mas ele o destruiu junto a alguns outros. Talvez o resultado não tenha ficado de seu agrado...
E, de fato, todos nós professores, psicanalistas e alunos consideramos uma pena o sumiço deste ensaio e temos a esperança de que um dia pelo menos um rascunho ou algo do tipo seja encontrado.
De todo modo, dentre todos os outros artigos de Freud nos quais a sublimação se faz presente, considero que o que traz a sua definição mais completa é “Moral sexual ‘civilizada’ e doença nervosa moderna”:
“A pulsão sexual coloca à disposição do trabalho cultural uma extraordinária quantidade de energia, em virtude de uma singular e marcante característica: sua capacidade de deslocar seus objetivos sem restringir consideravelmente a sua intensidade. A essa capacidade de trocar seu objetivo sexual original por outro, não mais sexual, mas psiquicamente relacionado com o primeiro, chama-se capacidade de sublimação” (Freud, 1909/1996, p. 174).
Acredito que esta seja uma boa definição para começarmos a tratar do tema.
Com efeito, Freud concebe a pulsão como a força que governa a nossa sexualidade. Trata-se, no domínio da pulsão, de excitações extremamente intensas que exigem que façamos algo para satisfazê-la.
No entanto, a psicanálise freudiana coloca que a pulsão é extremamente plástica e que, deste modo, possui a capacidade de satisfazer-se através de alguma ação não necessariamente sexual. E é aí que entra a sublimação.
Neste sentido, a sublimação pode ser definida como o processo que nos conduz a trocar uma satisfação propriamente sexual por outra não sexual. Conforme costumo dizer em sala de aula, é a sublimação que faz com que tenhamos um imenso prazer (muitas vezes equivalente ao prazer sexual em si) em, por exemplo, trabalhar, ler um livro, pintar, escrever, tocar um instrumento, estudar, praticar esportes ou usufruir de uma obra de arte.
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Exemplos de sublimação para a psicanálise
- Um exemplo do próprio Freud
De fato, Freud atribuía à sublimação um lugar central em sua vida. Ele era um amante inveterado da literatura, das manifestações artísticas em geral e da investigação científica como um todo. E jamais escondeu isso dos seus leitores, muito pelo contrário.
Nesta medida, sua paixão por seu trabalho era tanta que ele mesmo declarou que quando fez 40 anos, após o nascimento do seu quinto filho, decidiu suspender de sua vida qualquer relação ligada à sexualidade propriamente dita. Preferiu então colocar sua atividade pulsional a serviço de seu trabalho, mergulhando fundo na produção de livros e artigos e, portanto, inscrevendo-se no rol das grandes personalidades científicas que tanto admirava (Roudinesco & Plon, 1998).
Como vocês podem ver, a fonte da informação não podia ser outra: a psicanalista, escritora e fofoqueira Elisabeth Roudinesco. E como fofoca boa é algo que a gente não guarda, aqui está o babado!
- O exemplo das crianças
Sempre que menciono este exemplo em sala de aula, são muitas as dúvidas que conseguem ser esclarecidas.
Com efeito, foi no contexto da análise da vida sexual das crianças que, pela primeira vez, Freud se dedicou a uma exposição mais detalhada sobre a sublimação. O conjunto de suas elaborações sobre o tema encontra-se nos famosos “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (Freud, 1905/1996).
Sabe-se que Freud foi um dos primeiros cientistas a declarar abertamente que as crianças possuem sexualidade. Segundo ele, a pulsão sexual está presente já na infância mais remota, conduzindo a criança a uma série de manifestações propriamente sexuais.
Assim, é colocado que a criança possui, por exemplo, desejos orais, anais, sádicos (prazer em provocar dor), masoquistas (prazer em sentir dor), voyeuristas (prazer em olhar), exibicionistas (prazer em ser olhado), dentre tantos outros. Os mais comuns destes desejos sexuais infantis são os edipianos, ou seja, desejos dirigidos às próprias figuras parentais.
E, de fato, qualquer observador percebe que as crianças possuem sexualidade e volta e meia entregam-se a estes mais variados prazeres. No entanto, chega uma idade (de difícil precisão) na qual estas manifestações sexuais são arrefecidas. Ou seja, por influência da educação, a criança finalmente passa a conhecer os padrões morais em voga na nossa cultura e, deste modo, é obrigada a recalcar seus desejos sexuais.
Para a psicanálise freudiana, recalcar um desejo significa negá-lo, torná-lo inconsciente. Assim, a criança passa a ignorar os desejos sexuais que anteriormente insistia em satisfazer e entra no chamado “período de latência” sexual. Em si, o período de latência é definido como um momento de suspensão da sexualidade, sendo nele que entra em cena o trabalho de sublimação.
Nesta medida, durante o período de latência, a criança desviará a força da pulsão sexual para outros fins não sexuais. E, portanto, é este o momento no qual, graças à atuação da sublimação, a criança se entrega com toda intensidade a atividades intelectuais. Ela aprenderá, por exemplo, história, ciências, língua portuguesa, além de se interessar por literatura, começar a praticar esportes, pintar, desenhar, dentre tantas outras coisas.
É esta, inclusive, a conhecida fase dos “porquês”, ou seja, aquele período no qual a criança dirige seus interesses para a atividade intelectual e, assim, passa a tudo querer saber. Desta maneira, ela não cessará de questionar os adultos sobre os grandes enigmas com os quais se defronta.
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Cultura e psicanálise: a sublimação do desejo
Conforme mencionamos, “Moral sexual ‘civilizada’ e doença nervosa moderna” (Freud, 1909/1996) é um dos mais importantes textos sobre o conceito de sublimação. Em minha opinião, esta é uma obra imprescindível a qualquer estudo que se faça a respeito da psicanálise freudiana.
O texto versa sobre as consequências da repressão sexual em nossa cultura. Ou seja, Freud reconhece que vivemos em uma sociedade cujos preceitos morais atingem primordialmente os nossos desejos sexuais. Trata-se de uma moral que preconiza que o único e verdadeiro sexo aceitável é o que ocorre dentro do matrimônio. Todas as outras manifestações do desejo sexual seriam, portanto, alvos de uma severa repressão.
Deste modo, é em função desta repressão social que se dá o trabalho de recalque. Com ele, nós somos obrigados a nos defender de nossa sexualidade, tornando nossos desejos inconscientes. No entanto, a psicanálise freudiana é bem explícita ao mostrar que recalcar nossos desejos não significa exatamente matá-los. Pelo contrário, os desejos continuam vivos e atuantes no inconsciente, sempre à espera de alguma situação propícia para se manifestarem.
E dentre as tantas formas de manifestação do desejo sexual recalcado encontram-se, justamente, os sintomas neuróticos. Nesta perspectiva, Freud é incisivo ao dizer que o processo de recalque acaba por nos conduzir ao sofrimento e à enfermidade. Logo, em virtude de uma tamanha repressão social, estaríamos condenados a sofrer...
... A não ser que consigamos sublimar nossos desejos. Desta maneira, a sublimação do desejo é situada como uma alternativa ao processo de recalque. Alternativa esta, vale marcar, bastante feliz! Se conseguirmos criar ou produzir algo a partir da força da nossa sexualidade, não precisaríamos recalcá-la e consequentemente produzir tantos sintomas.
Por isto, o artista é por Freud apresentado como o oposto do neurótico, aquele que consegue aproveitar-se de toda a plasticidade da pulsão sexual e desviá-la para outros fins socialmente valorizados.
Vale frisar que, a partir desta visão, sempre se colocam em sala de aula algumas questões polêmicas e que geram muitas discussões: Será que o artista que sublima efetivamente sofre menos que o neurótico que recalca? E quanto àqueles que não possuem o dom para as artes, para a ciência ou para os esportes, estariam eles condenados ao eterno sofrimento? Será que o trabalho de sublimar nossos desejos sexuais efetivamente faz desaparecer quaisquer vontades sexuais propriamente ditas?
Qual é a relação entre o recalque e a sublimação?
Esta é uma questão de difícil resposta, pois a depender do texto freudiano, os dois conceitos se confundem bastante.
Nos “Três ensaios sobre a sexualidade” (Freud, 1905/1996) vimos que os dois conceitos encontram-se interligados. Ou seja, é porque há o recalque dos desejos sexuais que a criança consegue sublimá-los.
Já em “Moral sexual ‘civilizada’ e doença nervosa moderna” (Freud, 1909/1996), a sublimação é apresentada como uma alternativa ao processo de recalque e, portanto, independente dele. Um sujeito pode, assim, sublimar seu desejo sem tê-lo anteriormente recalcado.
Acredito que a resposta definitiva para a questão tenha sido dada por Freud (1915/1996) em “As pulsões e suas vicissitudes”. Nele, conforme veremos logo a seguir, o recalque e a sublimação são colocados como dois destinos efetivamente distintos para a força da pulsão sexual.
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A sublimação como destino da pulsão
Assim, é interessante marcar que a partir de “As pulsões e suas vicissitudes”, Freud passa a conceber a sublimação como um dos destinos possíveis da pulsão. Os outros destinos seriam o recalque, a reversão da pulsão ao seu oposto e o retorno da pulsão em relação ao eu.
No entanto, embora neste texto a sublimação seja alçada a esta categoria de destino pulsional, cabe lembrar que o tema não é propriamente desenvolvido. De fato, a análise sobre os outros três destinos da pulsão é bastante exaustiva, mas infelizmente o mesmo não ocorre com o conceito de sublimação.
Conversando com colegas psicanalistas, sempre chegamos à suposição de que, infelizmente, esta questão talvez tenha sido objeto do tal artigo desaparecido...
A sublimação é um mecanismo de defesa do ego?
Por fim, é interessante analisar esta polêmica. Com efeito, embora encontremos por aí inúmeras fontes que consideram a sublimação um mecanismo de defesa do ego, vale dizer que Freud jamais escreveu coisa assim. A autora desta ideia foi sua filha Anna Freud.
Trata-se, aqui, de uma concepção bastante controvertida e não unânime entre os psicanalistas. Segundo Laplanche e Pontalis (1998), por exemplo, é problemático considerar a sublimação como um mecanismo de defesa do ego porque assim reduziríamos todas as nossas criações artísticas e intelectuais a uma mera defesa contra nossos conflitos sexuais. Claro que a sublimação possui esta vertente defensiva, mas talvez seja questionável reduzi-la a isto.
Para estes dois autores, as nossas manifestações artísticas e intelectuais são muito mais do que simples defesas. E, assim, o ato de sublimar pode inclusive levar a uma grande elaboração dos nossos conflitos. Com certeza, muitos de nós já experimentamos a sensação de estar com algum problema ou conflito na esfera sexual e, através de uma atividade sublimatória, conseguir o alívio que tanto buscávamos.
Portanto, mais do que uma simples defesa, a sublimação talvez mereça ser encarada como um verdadeiro motor para a elaboração do mal-estar que tanto nos assola.
Este texto foi escrito pelo professor Ricardo Salztrager, psicanalista e professor associado da UNIRIO e da Casa do Saber. Possui Graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ.
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Referências:
Freud, Sigmund. (1905). Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. vol. 7. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 117-231.
_____. (1909). Moral sexual “civilizada” e doença nervosa moderna. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. vol. 9. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 165-186.
_____. (1915). As pulsões e suas vicissitudes. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. vol. 14. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 115-144.
Laplanche, Jean. & Pontalis, Jean-Baptiste. (1998). Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.
Roudinesco, Elisabeth. & Plon, Michel. (1998). Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora.