Autores

São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino
Paula Delgado

São Tomás de Aquino: vida, filosofia e legado

São Tomás de Aquino foi um filósofo e teólogo do século XIII que revolucionou a filosofia ao defender a união da fé e da razão. Considerado o “príncipe da escolástica”, ele uniu elementos da teologia e do aristotelismo para desenvolver sua própria filosofia, o tomismo.

Para São Tomás de Aquino, fé e razão não são necessariamente opostas, apesar de divergentes. Existe uma verdade na fé e uma verdade na razão, e para ele a fé era a fonte para a verdade.

Ele é considerado um dos maiores filósofos da história por sua grande e duradoura influência nos campos da filosofia, da ética, da política e da educação ao longo dos séculos.

A principal obra de São Tomás de Aquino é a Suma Teológica, na qual ele faz uma abordagem sistemática sobre a doutrina católica buscando dialogar fé e razão.



Quem foi São Tomás de Aquino?

São Tomás de Aquino nasceu em 1225 em uma cidade da província de Lácio, no então Reino de Sicília, onde hoje é a Itália. A sua vocação para a vida cristã não era um caminho natural de sua família, uma vez que eram nobres e seu pai era um cavaleiro militar.

Desde cedo recebeu uma excelente educação. Seus pais o enviaram para estudar na Universidade de Nápoles, na Cátedra “Artes Liberais”, onde conheceu as obras e pensamentos de Aristóteles.

Aos 19 anos, São Tomás de Aquino teve contato com um pregador dominicano que o convidou para a Ordem dos Pregadores ou Ordem de São Domingos, o que fez com que abandonasse os estudos universitários naquele momento.

São Tomás de Aquino segurando um livro aberto e uma igreja em miniatura, em pintura renascentista
São Tomás de Aquino, o filósofo que buscou unir a fé e a razão. Fonte: Wikipedia

Sua família desejava que ele tivesse uma profissão mais consistente com o seu status social, como militar ou alta patente nobre, e tentaram impedir que ele entrasse para a Ordem. Apesar dos dominicanos terem ordenado que ele fosse levado à Paris para estudar, sua família o impediu.

Posteriormente, sua mãe o ajudou e, então, foi enviado para Paris para estudar na Universidade de Paris. Assim que terminou seus estudos, em 1259, retornou à Nápoles e iniciou a carreira de pregador.

São Tomás de Aquino, o filósofo que buscou unir a fé e a razão.

Foi nesse momento que São Tomás de Aquino escreveu sua principal obra que é uma das mais relevantes da Escolástica, a Suma Teológica (Summa Theologica). Nela, ele faz uma abordagem sistemática sobre a doutrina católica buscando dialogar fé e razão.

Neste período, as universidades europeias começaram a se desenvolver e a fé cristã começava a se aproximar do pensamento aristotélico, dando mais força e relevância à filosofia escolástica, vertente que busca entender e refletir a fé a partir da razão.

Sendo assim, São Tomás de Aquino foi se consolidando como grande nome do diálogo entre a teologia e a filosofia, propondo ideias que articulavam essas ideias de fé e razão de forma equilibrada. Para ele, ambas eram vias legítimas de acesso à verdade, que para ele, apesar de distintas, não são contraditórias.

Como explica o professor Franklin Leopoldo, no curso Trilha da Filosofia | 3ª Temporada da Casa do Saber: “Para Tomás de Aquino, as duas não podem entrar em conflito, simplesmente porque são verdades.”

Naquela época o cargo eclesiástico que uma pessoa ocupava poderia variar de acordo com a posição social que ocupava. Porém, São Tomás de Aquino quis não só começar como frade, como percorrer todo o caminho que o levaria à posições mais elevadas na Igreja Católica.

A partir dessa atitude já é possível perceber que Santo Tomás de Aquino carregava consigo não só a fé como algo importante na sua vida, mas também a razão e a ética, assuntos importantes para a compreensão de sua filosofia.

São Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e faleceu aos 49 anos, em Fossanova, na Itália.


banner aprenda filosofia

Principais ideias e conceitos de São Tomás de Aquino

A filosofia de São Tomás de Aquino teve grande influência nas ideias do filósofo Aristóteles, o que permite entender o porquê da relação tão presente entre fé e razão em sua filosofia.

Ele buscou dialogar a lógica aristotélica com os princípios teológicos do cristianismo, desenvolvendo um sistema filosófico que marcou profundamente a fé cristã e a filosofia ocidental.

Com isso, São Tomás de Aquino construiu uma filosofia que une razão e fé, a partir de conceitos que dialogam o racional e o espiritual em direção à verdadeira felicidade.

A base filosófica de Tomás de Aquino foi profundamente influenciada por Aristóteles, cuja lógica e visão sobre o mundo sensível moldaram o tomismo.

A união entre fé e razão

Segundo São Tomás de Aquino, fé e razão, apesar de opostas, são complementares, porque vinham de uma mesma fonte: Deus. Por isso, as duas seriam vias possíveis para se alcançar a verdade.

A razão humana, entendida a partir da filosofia, é o que permite a compreensão do mundo natural e suas causas, enquanto a seria a revelação divina que permite ao ser humano entender o sobrenatural, como a existência de Deus.

Entretanto, como explica o professor Oswaldo Giacóia, no curso Trilha da Filosofia | 3ª Temporada da Casa do Saber, é importante entender que, para São Tomás de Aquino, a fé é sempre soberana.

“A autoridade da fé (Deus) e a autoridade da razão (filósofo) dialogam e se comunicam, embora a razão esteja sempre, e ainda, subordinada à fé.” - Oswaldo Giacóia.

A noção de verdade e conhecimento

Na filosofia de São Tomás de Aquino, a filosofia tomista, o conhecimento nasce da razão humana, que busca compreender as causas e a ordem do mundo criado por Deus.

Sendo assim, para Aquino, a verdade seria o equilíbrio entre o intelecto e a coisa (realidade). Já o conhecimento seria o processo racional que o intelecto humano faz a partir das experiências sensíveis até a abstração.

São Tomás de Aquino escreveu uma obra que dedicou especial atenção a este tema intitulada De Veritate (1256).

No tomismo, o intelecto é a parte mais elevada da alma, capaz de conhecer verdades universais e agir independentemente do corpo.

A ética das virtudes e o papel da lei natural

São Tomás de Aquino pensa a ética a partir de Aristóteles, mas a reinterpreta a partir da teologia cristã. Para ele, a lei natural é a ordem moral consentida por Deus a partir da razão humana, permitindo diferenciar o bem do mal.

Essa ética não só segue os preceitos racionais de Aristóteles, como também se adequa perfeitamente às questões teológicas de que a ética humana está revestida para o cristão” - Franklin Leopoldo e Silva.


Desta forma, a virtude é o hábito do bem que torna a boa ação constante e prazerosa. Tomás de Aquino faz uma distinção entre virtudes cardeais e virtudes teologais.

  • Virtudes cardeais: são 4 as virtudes cardeais que regulam a vida moral: são prudência, justiça, fortaleza e temperança.
  • Virtudes teologais: as virtudes teologais são o caminho para a vida divina e que São Tomás de Aquino dava mais destaque: fé, esperança e caridade.


Portanto, viver de forma virtuosa é viver em harmonia com essa lei, buscando o bem terreno e o bem divino, a união com Deus.


A concepção de alma, corpo e intelecto

Ainda que algumas ideias de Aristóteles fossem de encontro com a fé de São Tomás de Aquino, ele trouxe novas perspectivas a partir da visão cristã, como, por exemplo, quanto à imortalidade da alma.

Nós sabemos que Aristóteles tinha muitas dúvidas quanto à imortalidade da alma. Já São Tomás de Aquino, tendo em vista razões teológicas, professava a imortalidade da alma como adequar uma coisa à outra.” Professor Franklin Leopoldo.


De acordo com o pensamento de São Tomás de Aquino, o que existe é a substância como um todo, portanto, corpo e alma são uma unidade.

Enquanto o corpo é a substância material que permite a expressão da alma; a alma é a forma substancial do corpo, aquilo que dá unidade ao ser humano e é criada por Deus.

Já o intelecto é a parte mais elevada da alma, o que ele coloca como um poder por ser capaz de agir independente do corpo e, portanto, de conhecer verdades universais.

Tomás de Aquino defendia que corpo e alma formam uma unidade: a alma é a forma substancial do corpo e é criada por Deus.

São Tomás de Aquino: influência de Aristóteles e a filosofia escolástica

Como dito anteriormente, Aristóteles foi uma figura central para o desenvolvimento do pensamento de São Tomás de Aquino.

O filósofo grego foi a referência principal quanto ao entendimento de importantes áreas da filosofia, como razão, metafísica e ética que, unido a sua formação religiosa, trouxe uma nova perspectiva que inaugurou um novo momento para a fé cristã e para a filosofia.

Pintura de São Tomás de Aquino ao centro, com Aristóteles e Platão ao seu lado, segurando livros
São Tomás de Aquino com Aristóteles e Platão ao seu lado. Obra de Gozzoli.

Em vez de rejeitar o mundo sensível proposto por Aristóteles, Tomás de Aquino retomou essa ideia e trouxe novamente a importância da experiência e da observação para o conhecimento.

Porém, é importante frisar que a razão não substitui a fé para São Tomás de Aquino, mas a sustenta, já que a fé mostra o caminho e a razão ajuda a compreendê-lo.

Desse modo, São Tomás de Aquino consolidou um pensamento capaz de integrar o pensamento aristotélico ao cristianismo, fundando as bases da filosofia escolástica, o que influenciou a tradição filosófica e teológica do Ocidente.

A influência de São Tomás de Aquino na teologia cristã e na filosofia moderna

São Tomás de Aquino conseguiu caminhar nos campos da teologia e da filosofia de forma muito equilibrada ao fazer um diálogo capaz de influenciar a nossa forma de pensar até nos dias de hoje.

Ele teve grande influência nas universidades tal qual conhecemos hoje. O seu método, conhecido como escolástico, ajudou a estruturá-las e abriu espaço para o diálogo entre a ciência e a religião.

Nomes como Alasdair MacIntyre retomaram no século XX as ideias de São Tomás de Aquino para repensar a ética, exemplificando o quanto as suas ideias e seus conceitos ainda são temas de debate atualmente.

Além disso, seus ensinamentos ainda seguem sendo referência na formação cristã. A Suma Teológica ainda é uma das obras mais relevantes da doutrina, sendo uma das principais referências para seminaristas e teólogos.

Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e permanece como um dos maiores nomes da filosofia medieval e da teologia cristã.


Frases de São Tomás de Aquino

Veja algumas frases famosas de São Tomás de Aquino abaixo:

  • “O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados."
  • “Deus é uno, simples, perfeito, infinito, dotado de inteligência e vontade.”
  • "A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria."
  • “Deus pretende apenas compartilhar sua perfeição, que é sua bondade”
  • “É evidente que somente as criaturas intelectuais são, falando propriamente, à imagem de Deus”


Principais obras de São Tomás de Aquino

Abaixo, algumas das principais obras de São Tomás de Aquino:

  • Suma Teológica (Summa Theologica)
  • Suma contra os gentios (Summa contra Gentiles)
  • O ente e a essência (De ente et essentia)
  • Questões disputadas sobre a verdade (Quaestiones disputatae de veritate)


Cursos da Casa do Saber para aprofundar em São Tomás de Aquino, sua história e filosofia

Para quem deseja entender melhor o pensamento de São Tomás de Aquino e o contexto intelectual que moldou sua obra, a Casa do Saber oferece cursos que exploram a história da filosofia medieval, o diálogo entre fé e razão e a tradição cristã.

Confira algumas sugestões que ampliam a compreensão sobre o tomismo, sua influência e seus desdobramentos.


  • Os Pensadores: Tomás de Aquino – Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento
    Um encontro que apresenta o pensamento de Tomás de Aquino em diálogo com Aristóteles, explorando convergências e tensões entre razão e teologia medieval.

  • Trilha da Filosofia | 3ª Temporada – Franklin Leopoldo e Silva e Oswaldo Giacóia Junior
    Série que introduz grandes pensadores da filosofia, com um módulo dedicado à vida, às ideias e ao legado de Tomás de Aquino, além de Descartes e Espinosa.

  • Deus Existe? – Andrei Venturini Martins
    Curso que examina os argumentos clássicos sobre a existência de Deus, incluindo as formulações de Tomás de Aquino e suas influentes “vias” para demonstrar racionalmente a existência divina.

  • História do Cristianismo: Mística e Espiritualidade – Marcus Reis Pinheiro
    Panorama sobre mística e ascese nos primeiros séculos do cristianismo, oferecendo contexto histórico e espiritual essencial para compreender o ambiente religioso da época de Aquino.

  • Santo Agostinho: Uma Introdução – Andrei Venturini Martins
    Introdução à filosofia e espiritualidade de Agostinho, um dos maiores pilares do pensamento cristão e referência fundamental para compreender o desenvolvimento posterior do tomismo.

Perguntas Frequentes sobre São Tomás de Aquino

Quem foi São Tomás de Aquino e por que ele é importante?

São Tomás de Aquino foi um filósofo e teólogo medieval que uniu fé e razão em sua filosofia, que defendia que o conhecimento humano pode levar à compreensão de Deus. Sua obra foi fundamental para a teologia cristã, reflexão sobre ética, além de influenciar a filosofia ocidental.


Quais são os principais conceitos do tomismo?

Os principais conceitos do tomismo são a união entre fé e razão; a teoria da lei natural; a ética das virtudes; a relação entre alma e corpo; a busca pela verdade e a ideia de Deus como causa primeira.


Qual á a diferença entre a visão de Aquino e a de Aristóteles?

Enquanto Aristóteles entendia a alma como função do corpo, mortal e limitada à experiência, Aquino a considerava imortal e criada por Deus, diferenciando-se do pensamento aristotélico.


Por que sua filosofia é relevante até hoje?

A filosofia de São Tomás de Aquino segue sendo relevante porque mostra como o diálogo entre a razão e a fé, elementos ainda muito presentes nos dias de hoje, podem orientar debates sobre política, ética e moral, além de reflexões sobre a moral e a sociedade.



banner cursos fremmium casa do saber




Referências

Curso da Casa do Saber: Trilha da Filosofia | 3ª Temporada

Curso da Casa do Saber: Os Pensadores: Tomás de Aquino.

PASNAU, Thomas. Thomas Aquinas. Stanford Encyclopedia of Philosophy. 2022.

HURSTHOUSE, Rosalind. Virtue ethics. Stanford Encyclopedia of Philosophy. 2003; revisão substancial em 11 out. 2022.

Perguntas frequentes

O que é a Casa do Saber+?

A Casa do Saber é uma plataforma de streaming com cursos de curta duração e conteúdo multidisciplinar. São mais de 300 conteúdos disponíveis em 9 áreas distintas do conhecimento, com grandes nomes da atualidade. Todos emitem certificados com horas. As aulas são gravadas. Você pode escolher quais cursos assistir, quando e quantas vezes quiser.

O acesso às aulas pode ser feito por meio do site ou do nosso aplicativo para Android e iPhone Casa do Saber+. Após 7 dias de assinatura você tem a chance de participar da nossa Comunidade no whatsapp com conteúdo exclusivo, materiais e aulas ao vivo com o professor escolhido daquele grupo. Para ter acesso ilimitado a todo conteúdo durante um ano, basta assinar o nosso serviço.Caso queira, você consegue dar uma olhadinha no nosso catálogo clicando aqui.

Quanto custa e como posso pagar?

Casa do Saber + possui hoje dois planos de acesso disponíveis: o plano anual e o bienal. O anual custa R$ 478,80 e o bienal R$ 790,80. A diferença entre os dois é o período de acesso: o plano anual confere acesso aos cursos da Casa por um ano; já o bienal, por dois anos.Quem preferir, pode contratar os planos com parcelamento no cartão de crédito em até 12x de R$ 39,90 e de R$ 65,90, respectivamente. Caso o comprador escolha assinar à vista no cartão de crédito, ainda possui 10% de desconto. Nessa opção, o plano anual custa no R$ 430,92 e o bienal, R$ 711,72.

Também temos a opção de pagamento à vista via pix ou boleto bancário.Em assinaturas via cartão de crédito, a renovação ocorre de forma automática após o final da vigência do ciclo da anuidade. No caso do plano anual, após um ano completo. Já o plano bienal renova após 24 meses do início da assinatura.

Como funciona a plataforma?

Ao assinar, você terá acesso a um catálogo com mais de 300 cursos e materiais complementares para escolher. Você poderá usufruir de todo o conteúdo sem nenhum custo adicional e sem limite de uso durante o período contratado.

Ao concluir os cursos, automaticamente será gerado o certificado pela própria plataforma. Se desejar, você pode assistir às aulas novamente. O acesso é de uso pessoal, mas você pode acessar através de diversos dispositivos.

É possível assistir através do aplicativo Casa do Saber+ (disponível para download na App Store e Play Store). Também é possível fazer o espelhamento direto para a sua Smart Tv ou escutar em segundo plano com a tela bloqueada (no carro, na academia, etc), como um podcast, além de baixar os cursos para assistir offline (em viagens de avião ou quando estiver sem dados móveis). 

Quanto tempo dura uma assinatura?

A assinatura tem vigência de um ano, com renovação automática ao fim do período contratado. Durante esse período, você terá acesso ilimitado ao nosso conteúdo. Poderá escolher quais aulas deseja assistir quantas vezes e onde quiser.